quinta-feira, 11 de junho de 2009

DIÁRIO DE BORDO - PORTO ALEGRE AO RIO DE JANEIRO















Porto Alegre – Rio Grande
Saímos de Porto Alegre, do Iate Clube Guaíba, em 7/8/07 às 13h30min, após o almoço com a família no clube. Despedidas com saudades e ventos oeste fortes me acompanharam na saída do clube. Saímos manobrando de popa, até a incômoda bóia de sinalização do ICG, que me fez manobrar novamente. Subimos os panos, rizados na segunda forra da mestra e voando baixo! A tripulação da perna Porto Alegre – Rio Grande era constituída pelo Daniel, Tau Golin e Flávio Fiala. À noite, servimos um sopão para aquecer a noite muito fria.
8/8/07
Durante a madrugada, o vento diminuiu, entrando um nordeste com 14 nós. Na foto ao lado, o amanhecer na Lagoa dos Patos. Chegamos em Rio Grande às 11h35min, o que resultou em 22h05min de navegada e 157 milhas desde Porto Alegre. Mais tarde chegou o Paulo Ribeiro, que nos encontrou em um restaurante na cidade de Rio Grande.
9/8/07
Fomos almoçar no Restaurante Brisa Mar em São José do Norte. Excelente lugar para uma refeição gostosa, à base de frutos do mar. Consultamos a previsão do tempo e marcamos a saída para o dia seguinte, 8 horas.
10/8/07
Rio Grande - Porto BeloCom o retorno do Flávio Fiala para Porto Alegre, a tripulação passou a ser o Daniel e Tau Golin. Saímos no horário combinado e motoramos até a barra do porto sem vento. Duas milhas após a barra, já no mar, entrou a frente de sudoeste. Muito forte. Estávamos com a grande na segunda forra e com genoa. Quando entrou o sinal da frente, já a 25-28 nós, recolhemos a genoa. Algum tempo depois, diminuiu a intensidade do vento e continuamos rizado, abrindo a genoa com pau de spi. Em seguida aumentou o vento e enrolamos 50% da genoa. A noite aumentou mais o vento e a temperatura baixou muito. Só foi possível fazer um rápido lanche. Às 23 horas o vento aumentou e recolhemos a genoa. Deveríamos ter retirado a grande e ficar só com a trinqueta. Mas estava perigoso ir ao mastro para baixar a vela mestra. Pauleira a noite toda. Rajadas de 47 knots. A chamada de mau tempo dava força 7 e ondas de 3 a 4 m confirmando a chamada da marinha. 11/8/07
Amanheceu, o vento diminuiu e ficou aceitável para uma bela velejada. Às 11 h, a grande estava toda aberta e genoa com pau de spi. Meio dia, sopa da Cleuza - uma delícia. O vento foi morrendo e às 17 horas seguimos com motor até Porto Belo, numa noite gelada. Tau Golin fez uma massa com atum no capricho. Chamou a atenção a grande quantidade de focas e pingüins durante toda a travessia.
12/8/07
Chegamos a Porto Belo às 14 h. Fundeamos na frente no Centro Náutico de Porto Belo. Foram 406 milhas em 54 horas. 22 horas de motor. 7,5 nós de velocidade média. Tau Golin precisou voltar a Passo fundo e Daniel a Porto Alegre. Que azar: perdi a tampa do combustível do motor de popa. O Daniel levou o bimini para consertar. O zíper tinha estourado na saída de Porto Alegre com o vendaval.
13/8/07
Muita coisa para limpar e arrumar. À tarde fui ver o fundeio na frente do Iate Clube Porto Belo. Como tinha muitos barcos, decidi continuar no Centro náutico. Aproveitei para visitar os amigos na Escola de Wind Surf de Porto Belo (Ilha Wind). Estava lá a Lú, professora de windsurf e o Alan, velejador francês que vai dar aulas no projeto da Lú para crianças carentes de construção de barcos. Dormi chacoalhando, horrível.
14/8/07
Café da manha e faina. Às 10 h chega o João Pedro Wolf (foto abaixo), para tripular até Angra dos Reis. Chegou trazendo o bimini, já consertado. Saímos às compras no supermercado e almoço em um restaurante a quilo. À tarde fomos abastecer no Iate Clube de Porto Belo. Fundeamos na frente do clube e tiramos a previsão do tempo: vento nordeste fraco, contra vento e pouca visibilidade. Resolvemos ir motorando, pois o tempo estava escasso.
15/8/07
Porto Belo - Angra dos Reis
Saímos para Angra dos Reis às 9:30 h. Vento na cara, fraco. O rádio anunciava nevoeiro. Às 16 h baixou o nevoeiro. A visibilidade era zero. Só o radar enxergava.
16/8/07
Por volta da 1 h da madrugada o nevoeiro abriu um pouco, mas depois o nevoeiro voltou por quase todo o dia. Resolvemos entrar em Ilha Bela. A três milhas da chegada a visibilidade melhorou. Em toda a viagem fazíamos turnos de 2 h.
17/8/07
Olha o barco!
Entramos em São Sebastião a 01h30min da madrugada. Cansados e com pouca visibilidade. De repente o João Pedro grita: “olha o barco”! Uma escuna sem luz de fundeio, cor preta, no meio do canal! Desviei o que pude. Mas o gurupé bateu no gerador eólico, entortando e quebrando uma pá do hélice. Resolvemos dormir em Ilha Bela. Antes de dormir, corrigimos um pouco o suporte do gerador eólico. Com a escota da genoa, amarrada na torre, puxamos o suporte com a catraca do mastro. Melhorou 80%. Agora é só colocar no esquadro. Às 7 h da manhã saímos rumo a Angra dos Reis. Uma bela velejada de popa, que não durou muito. Alternava com motor e vela. Meio dia: pizza. À tarde entrou vento. Barco a mais de 8 nós, com 23 nós de vento. Depois dizem que não dá para velejar na Ilha Grande. Chegamos à Enseada do Sítio Forte na Ilha Grande às 16 h. Seguiu um churrasco de costela.
18/8/07
Aproveitamos para ir à Lagoa Azul (foto abaixo). Como a água estava muito fria, só o João Pedro mergulhou. Fomos ao Saco do Céu, fizemos uma massa com atum. Daí até a vila do Abraão e retornarmos ao Sítio Forte.
19/8/07
Rumamos para o Piratas Mall. Abasteci com Diesel. Mas a água não foi possível. O posto de combustível do Piratas Mall não tinha água para abastecer. O João Pedro retornou para Porto Alegre. Comecei a faina: terminar de endireitar a torre do eólico - amarrei um cabo na torre e outra ponta no cunho do píer. Puxei com outro cabo pela catraca do mastro. Deu certo! 95% bom. De Porto Belo até aqui foram 396 milhas.
20/8/07
Angra dos Reis – Rio de Janeiro
Saí solitário às 6 horas rumo ao Rio de Janeiro (foto ao lado). A saída foi sem vento. Virou para o Noroeste 10 nós. Velejei 30 minutos e vento virou para sudoeste. Mais alguns minutos de velejada, entrou nordeste com 27 nós na cara. E eu com motor nele. Cheguei a Marina da Glória às 14h30min. Chamei a marina pedindo uma vaga no píer, dizendo que estava só. Solicitei auxílio para atracar, pois a poita fica muito longe e precisa muito cabo. Com o vento fica muito difícil fazer sozinho a atracação. Depois de quase atracado, chegou a ajuda. Da Vila Abrão em Angra dos Reis até o Rio de janeiro foram 62,5 milhas. Fiz a faina, lanche e cama. Amanhã chega a nova tripulação.

6 comentários:

  1. Belos posts ainda estao por vim pai! Beijo e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Bah! Eu estava pensando em 1 livro, mas tem tudo aqui rs rs rs !

    ResponderExcluir
  3. Beleza Ademir !! Grato por compartilhar ! É isso aí, vai exercitando a narrativa para a de volta ao mundo.
    Bons ventos, sempre !
    Ademir (Let it Be)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi pai!

    o nosso blog ta show hein?! adorei mesmo, várias coisas interesantes!

    E se alguem quiser acessar o meu blog que também é do Entre Pólos : http://viagemnoveleiroentrepolos.blogspot.com/

    Beijos Pai ! te amo !

    ResponderExcluir
  6. Entre Polos acima de tudo um magnifico veleiro com um gigante a bordo. Um forte abraço do seu pequeno grande amigo Celso.

    ResponderExcluir