quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PARATY A CABO FRIO



PARATY



Depois do café da manhã, dia 04/09 saímos de Paraty com tempo fechado e chuvoso rumo a Ilha Grande. Chegamos ao Sitio Forte logo após o meio dia, nosso almoço carreteiro que havia sobrado, ficou muito bom acompanhado de um vinho que o Paulo deixou no Barco. 05/09, tiramos a previsão vento contra e fraco, resolvemos ir para Cabo Frio no motor, perto da Laje da Marambaia, o vento começou a aumentar, o que era para ser contra e fraco, ficou forte, 18 nós com rajadas de 23, e mar muito alto e mexido, tinha aviso de ressaca naquela região, e pra atrapalhar corrente contra de 1,5 a 2 nós, resolvemos entrar no Rio de Janeiro, chegamos às 21.30 horas no Iate Clube.
 
 
PRAINHA AO LADO DA MARINA DO ENGENHO



GIGANTE, MARINA DO ENGENHO
Atracamos na piscina do clube, o barco dava tranco forçando muito os cunhos devido à ressaca, a noite ali seria muito desconfortável e o barco muito judiado, nos indicaram uma poita, passamos uma noite tranquila e confortável. De manhã fomos a sede do clube dar entrada no barco, caminhamos pelo clube onde o Fernando já conhecia, me mostrou toda a estrutura, eu nem imaginava que era tão grande, também o Entre Pólos e sua tripulação foram bem recebidos.

SITIO FORTE
 
LAGE DA MARAMBAIA

Almoçamos em um restaurante do clube, depois pegamos um taxi e fomos a Marina da Gloria, estão reformando os trapiches substituindo os antigos flutuantes por novos. À tarde já a bordo veio o barco de apoio do clube avisando que deveríamos trocar de poita, pois o sócio que usava esta estava para chegar, sem problemas indique outra que mudamos. Na ora de ligar o motor novamente não pegava, havíamos revisado todos os fios, mas às vezes ele negava fazendo aqueles estalos no automático do motor de arranque. Algumas tentativas depois, mexe em fios, faz direta e de repente pegou e levamos para a poita, alias muito afastada da sede do clube.
IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
COCORÓCA BARCO DE TRANSLADO PARA POITA
IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
POITA DO IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO

À noite tive um pesadelo, talvez por estar impressionado com o acidente do veleiro Nanuk, e por o motor negar na hora da partida. Sonhei que o Entre Pólos estava fazendo água e que quando abri os paineiros à água quase cobria as baterias, e as bombas tirando água, parecia uma disputa água e bomba, água querendo acabar com as baterias e as bombas querendo salvar.  Acordei, levantei os paineiros para saber se realmente era um pesadelo. No outro dia o motor também não pegou, novamente mexemos em todos os fios, sem sucesso chamamos o eletricista do clube que ficou de vir ao meio dia. Passando dez minutos do meio dia chegou o mecânico Mauricio que rapidamente resolveu o problema, era o fio negativo da bateria de partida que estava longe atrás do painel, por nunca ter dado problemas até havia esquecido o endereço deste cabo. Almoçamos na sede do clube, e após saímos para uma bela caminhada no bairro da Urca. Fomos até a praia vermelha descobrimos uma trilha no morro da Urca com muita gente passeando, fizemos toda a trilha, no caminho havia gente pescando, fazendo Rapel, uma infinidade de laser que esta área proporciona. No retorno encontramos um bando de Macaquinhos Sagui, mansos que vinham comer nas mãos do pessoal. Na volta passamos no supermercado. Chegamos ao Barco já no escuro. De madrugada acordei com a bomba pressurizada disparada e um barulho de água no porão, pulei da cama e levantei os paineiros, tomei um susto, meio dormindo achei que meu pesadelo da noite anterior se tornara realidade, o porão com mais de cem litros de água. Felizmente foi só a mangueira da torneira da pia do banheiro que tinha escapado. Desliguei a pressurizada e voltei a dormir. De manhã rapidamente substitui a abraçadeira e resolvi o problema. Perto do meio dia o amigo Seiji que mora aqui no Rio, veio nos buscar para um passeio, fomos ao bar Joaquim & Manuel, depois de vários Chops e petiscos voltamos ao clube para abastecer o Barco de água e lavar o convés que ainda estava salgado, pois com a regata que havia no clube, (classe HPE) o píer era liberado só durante a regata. Voltamos a poita ajeitamos o barco e voltamos à sede para dar saída no barco, pois iríamos sair as cinco da madrugada de domingo. No horário acordamos, tomamos café e logo seguimos nosso rumo ainda incerto, pois, queríamos ver as condições de mar e vento, já que a previsão era de vento muito fraco, e assim foi, mas, quanto mais perto de Arraial do Cabo mais aumentava a corrente e o vento também forte e na cara. Resolvemos ir para Cabo Frio. Chegamos a Cabo Frio as 17:30h na subsede do Iate Clube do Rio De janeiro. Estão aqui os veleiros Tao dos amigos de Porto Alegre Ricardo e Marga, e o Guilherme do veleiro Zíngaro do Rio de Janeiro. Vamos esperar aqui a frente que parece estar confirmando para quinta dia 13/09.   

MACACOS DO MORRO DA URCA (SAGUI)
SAGUI
BAIRRO DA URCA
AO FUNDO DO CLUBE, CORCOVADO
ALMOÇO COM O AMIGO SEIJI SATO
FERNANDO MACIEL TRAVES DAS ILHAS DO RIO DE JANEIRO
RUMO A CABO FRIO
CABO FRIO
CABO FRIO ENTRDA DO CANAL
CABO FRIO
CABO FRIO
SUB-SEDE DO IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO (CABO FRIO)
VELEIRO TAO E VELEIRO ZÍNGARO (CABO FRIO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário